Dormente concreto

DORMENTE DE CONCRETO BAIXO IMPACTO

LONGHI


O dormente é um dos elementos principal da ferrovia. Serve de suporte aos trilhos fixando e assegurando sua posição referente a cota, separação, inclinação, estabilidade e bitola da via, distribuindo, através de sua superfície de apoio, as cargas verticais e horizontais aplicadas pelos rodeiros das composições para o terreno, de modo uniforme, através do lastro que compõem o conjunto da superestrutura da via permanente.


Observando as características atuais dos terminais, pátios e desvios que atendem as fabricas, industrias, entrepostos e armazéns, e tendo em vista os atuais preços dos dormentes de madeira ( com durabilidade muito reduzida devido à qualidade da madeira) frente aos dormentes de concreto atualmente fabricados e projetados para vias de grande velocidade pesando até 450 kg (com implantação muito cara), e, entendendo que a velocidade dos trens não excede os 10.Km/hora em tais trechos, projetamos, viabilizamos e tambem patenteamos um dormente de concreto de baixo impacto com grande durabilidade, preço equivalente ao de madeira, fixação rígida (mesma dos dormentes de madeira – tirefonds) e implantação simples.




DORMENTE CONCRETO COMUM DORMENTE BAIXO IMPACTO LONGHI

Armação atirantada pré/pós-tendida Ferragem simplesmente armada


Fixação com chumbadores Fixação com buchas de nylon


Projetado p/trilhos soldados Projetado para soldados e entalados


Projetado para fixação elástica Projetado para fixação rígida- tirefond


Não pode ser utilizado fixação rígida Projetado para via com fixação rígida


Peso acima dos 350 kgs Peso abaixo dos 190 Kgs


Implantação complexa de alto custo Implantação simples de baixo custo,

pois necessita de equipamento pois não necessita de equipamentos


Não permite utilização alternada Permite a utilização alternada


Danifica a infraestrutura existente Não danifica infraestrutura existente

Altura 26 cm Altura 14 cm



DORMENTE LONGHI COMPARADO COM DORMENTE DE MADEIRA

• Maior vida útil

• Menor manutenção da via

• Maior estabilidade da via

• Maior resistência à corrosão, queimadas, insetos...

• Não agride o meio ambiente com produtos tóxicos de preservação