Ferrovia

Trabalhando por muitos anos dentro do sistema ferroviário, entendo que comparando com todos os outros meios de transporte, o ferroviário se destaca principalmente por atender as condições primárias de economia, razão pela qual, é largamente utilizado mundialmente na movimentação e transporte de passageiros e nos mais diversos tipos de carga.


Como o sistema é de elevado custo, demanda muito tempo para seu projeto e implantação, razão pela qual a execução da obra e sua manutenção preventiva e corretiva ao longo do tempo de utilização, deve ter parâmetros corretos e íntegros, aplicados com técnicas corretas em condições previamente preconizadas para permitir a operação do sistema por longo tempo.


Deficiências na construção e falhas de manutenção terão como conseqüências diretas, além dos altos custos de correção: acidentes de descarrilamento de composições, diminuição da vida útil dos materiais empregados (permanente e rodante), aspecto degradante do sistema, causando enormes custos diretos e indiretos.


Nesta linha de atuação, entendemos que a Manutenção Preventiva ao longo do tempo será muitas vezes menos onerosa à sua reparação ou remodelação, desde que, sejam feitas inspeções e intervenções de todos os itens que interferem com o tráfego normal das composições ou afetem e comprometam o sistema por inteiro


Assim sendo, deverá ser atentamente observado na superestrutura da via: o nivelamento transversal e longitudinal das vias e AMV´s, superelevação projetada das curvas, desgaste e condição de rolamento dos trilhos, torque dos parafusos de juntas, lubrificação e ajustes de todo o conjunto que compõem os AMV´s, fixação placa/trilho e placa/dormente, condição dos dormentes, bitola da via, sistemas de drenagem, capina e roçada ao longo de toda a via, retirada constante de detritos e objetos que advenham ao sistema, limpeza constante do lastro evitando comatação e suas consequências futuras.