Vagões


VAGÕES

A norma brasileira de classificação de vagões (NBR 11691) estabelece que a classificação de vagões seja feita através de três letras e sete números, como mostrado abaixo:


No bloco I, a primeira letra identifica o tipo de vagão, e a segundo seu subtipo. São essas duas letras que orientam a classificação geral de vagões abaixo mostrada. A terceira letra, encontrável apenas nas figuras aqui disponibilizadas, identifica a denominada manga do eixo, que, por seu turno, limita o peso bruto máximo, de cada vagão. Para bitola métrica, as mangas variam de A a G (pesos brutos máximos de 30.0000 a 130.000 kgf, respectivamente); na bitola larga, as mangas variam de P a U (pesos brutos máximos de 47.0000 a 130.000 kgf, respectivamente).

Assim, para o caso antes exemplificado, o significado seria:

• G: vagão tipo gôndola;

• P: com bordas fixas e portas laterais;

• R: de bitola larga, com peso bruto máximo de 80.000 kgf.

A numeração propriamente dita, bloco II do exemplo antes citado, está relacionada ao proprietário do vagão, que, ao tempo de elaboração da norma, subdividia-se em:

• Frota particular: 000001 a 099999;

• CVRD: 100000 a 299999;

• Fepasa: 300000 a 599999;

• RFFSA: 600000 a 999999.

Finalmente, quanto ao dígito verificador, último elemento do exemplo antes citado, seu cálculo obedece à seguinte marcha:

• multiplicação de cada algarismo, da esquerda para a direita, por sete, por seis, por cinco e assim sucessivamente;

• soma das multiplicações;

v divisão do resultado da soma por onze;

• subtração de onze menos o resto da divisão (se houver).

Conhecidos os critérios de classificação, apresentam-se em seguida os tipos de vagões mais usados no Brasil, alguns deles com links para fotos e desenhos técnicos.

Vagões tipo fechado - para granéis sólidos, ensacados, caixarias, cargas unitizadas e transporte de produtos em geral que não podem ser expostos ao tempo:

FR - Convencional, caixa metálica com revestimento

FS - Convencional, caixa metálica sem revestimento

FM – Convencional, caixa de madeira

FE - Com escotilhas e portas plug

FH - Com escotilhas, tremonhas no assoalho e portas plug

FL - Com laterais corrediças (all-door)

FP - Com escotilhas, portas basculantes, fundo em lombo de camelo

FV – Ventilado

FQ – Outros tipos

Vagões tipo gôndola - para granéis sólidos e produtos diversos que podem ser expostos ao tempo:

GD – Para descarga em giradores de vagão

GP – Com bordas fixas e portas laterais

GF - Com bordas fixas e fundo móvel (drop - bottom)

GM – Com bordas fixas e cobertura móvel

GT - Com bordas tombantes

GS – Com semi-bordas tombantes

GH - Com bordas Basculantes ou semi-tombantes com fundo em lombo de camelo

GC – Com bordas tombantes e cobertura móvel

GB – Basculante

GQ – Outros tipos

Vagões tipo hopper – fechados para granéis corrosivos e granéis sólidos que não podem ser expostos ao tempo e abertos para os granéis que podem ser expostos ao tempo:

HF - Fechado convencional

HP - Fechado com proteção anti-corrosiva

HE - Tanque (center-flow) com proteção anti-corrosiva

HT - Tanque (center-flow) convencional

HA – Aberto

HQ – outros tipos

Vagões tipo isotérmico - produtos congelados em geral:

IC – Convencional com bancos de gelo

IF – com unidade frigorífica

IQ – Outros tipos

Vagões tipo plataforma - contêineres, produtos siderúrgicos, grandes volumes, madeira, peças de grandes dimensões:

PM - Convencional com piso de madeira

PE - Convencional com piso metálico

PD - Convencional com dispositivo para contêineres

PC - Para contêineres

PR - Com estrado rebaixado

PG – Para serviço piggyback

PP - Com cabeceira (bulkhead)

PB - Para bobinas

PA - Com dois pavimentos para automóveis

PH - Com abertura telescópica

PQ – Outros tipos de vagão plataforma

Vagões tipo tanque - cimento a granel, derivados de petróleo claros e líquidos não corrosivos em geral:

TC – Convencional

TS - Com serpentinas para aquecimento

TP - Para produtos pulverulentos

TF – Para fertilizantes

TA – para ácidos e líquidos corrosivos

TG – para gás liqüefeito de petróleo

TQ – Outros tipos

Vagões especiais – produtos com características de transporte bem distintas das anteriores:

ST – Torpedo (produtos siderúrgicos de alta temperatura)

SB – Basculante

SP – Plataforma para lingotes, placas de aço, etc.

SG – Gôndolas para sucata, escórias, etc.

SQ – Outros tipos