Trilho vida util


TRILHO

VIDA ÚTIL

A vida útil do trilho é limitada pelo desgaste do trilho ou pela ruptura por fadiga decorrente do carregamento cíclico.

Geralmente o desgaste é o fator limitante que ocorre primeiro.

DEFEITOS

Os defeitos de fabricação são: vazios, segregações, inclusões, fissuras provocadas por tensões internas de tração no resfriamento e outros de provenientes da laminação.

Os defeitos em serviço são: deformação das pontas, autotêmpera superficial, escoamento do metal na superfície do boleto, ataque da alma e do patim por corrosão atmosférica, desgaste por atrito, desgaste ondulatório e fraturas.

DESGASTE

O desgaste é decorrente da ação mecânica entre a roda e o trilho, que podem ou não possuir a mesma dureza. A rapidez com que surge o desgaste é função do raio das curvas e do peso da carga transportada pelos veículos. Para se medir o desgaste, utilizam-se aparelhos com o pantógrafo e as ponteiras. Definiu-se ainda uma variável denominada desgaste específico como sendo a razão entre a área consumida do boleto e a unidade de massa bruta circulada sobre o mesmo. O limite geralmente estabelecido é de 25% da área total do boleto (seção transversal).

FADIGA

A fadiga é o fenômeno que leva o trilho à ruptura mesmo quando solicitado com tensão menor que a de ruptura. Isso acontece devido ao acúmulo de rearranjos dos cristais do metal que ocorrem a cada ciclo de solicitação.

As passagens intermitentes do trem ao longo dos anos, constituem um carregamento cíclico que pode levar o trilho à ruptura por esse fenômeno.