Locomotivas diesel a gás


LOCOMOTIVAS TURBINA A GÁS

As locomotivas propulsionadas por ‘’turbina de gás’’ foram desenvolvidas em muitos países nas décadas seguintes à Segunda Guerra Mundial e usavam motores tipo jacto. O método de transmitir a potência às rodas envolve uma transmissão eléctrica, semelhante à usada nas locomotivas ‘’diesel-eléctricas’’ – as turbinas, trabalhando a uma velocidade constante, acionam um gerador que alimenta grandes motores elétrico que por sua vez, fazem mover as rodas.

As turbinas a gás, são muito potentes mas muito barulhentas. A sua eficiência é muito baixa mas ao princípio, isso não era um problema porque o combustível era muito barato, designadamente o petróleo bruto “bunker C”. No entanto, este petróleo barato desapareceu, quando as refinarias conseguiram um método de o refinar. Depois da crise do petróleo dos anos 70 e o conseqüente aumento do preço dos combustíveis, as locomotivas a turbina de gás tornaram-se pouco econômicas e muitas foram retiradas de serviço, sendo hoje raramente usadas.