linhas basicas

Constituem operações fundamentais para o estabelecimento de uma estrada de ferro as três linhas básicas:


Projeto, compreendendo o reconhecimento do terreno, a exploração e a elaboração do projeto.


Construção, abrangendo a locação, a construção propriamente dita, as instalações e acessórios e a aquisição do material rodante e de tração.


Tráfego, envolvendo a organização administrativa, logística, movimentação do material rodante e demais serviços atinentes ao transporte de passageiros e de carga

Características da Ferrovia

Apoiado – Entende-se todo tipo de transporte em que os efeitos das forças gravitacionais compensam-se em sua quase totalidade por reação entre sólidos.

Guiado - Os trilhos guiam o material rodante obrigando a inscrição de sua marcha dentro de uma geometria pré-estabelecida.

Unidirecional – A circunstância do mesmo ser guiado, nos leva a aceitar o caráter unidirecional no sentido longitudinal indicado.

Aderência – A resistência de rolamento exige em termos gerais, um esforço de aproximadamente 3 Kg/Tm transportada em horizontal que representa cerca de 25% do transporte rodoviário.

Fundamento

O problema fundamental da estrada de ferro, consiste em transportar uma maior peso possível mediante o mais reduzido esforço de tração.

Em primeiro lugar, isto pressupõe a existência de um plano de rodagem liso, uniforme e duro, em traçados de linha que se separem o menos possível da horizontal. De tudo isto deriva a própria contextura da via permanente.

O plano de rodagem duro e liso, obtêm-se por meio de barras de aço chamadas trilho. Deste modo à resistência torna-se reduzida ao mínimo, já que uma força de 3 Kg permite movimentar 1 tonelada de carga no plano horizontal. Para um veículo de rodos pneumáticas que trafegue uma ferrovia, dita resistência se eleva a 20 Kg por tonelada.

Base: Menor atrito > menor força de tração.