Formulas


FORMULAS FERROVIÁRIAS

Aceleração lateral P= (V² / 13*R) – (U / 102*S)

Superelevação teórica U= (7,87*V² / R)*S

Superelevação prática U= (5,33*V² *S / R) *S

Superelevação máxima Umax= 100*S

Menor superelevação para trafego Umin= (7,87*V²*S / R ) – (66,7*S)

Menor superelevação para pátio Umin= (7,87*V²*S / R ) – (86,7*S)

Raio aproximado R=C² / 8f

Raio exato R= (0,5 *f) + (C² / 8f)

Grau de curva Y=(1146 /R)

Rampa Rp=(A / D)*100

Força centrífuga Fc= (P*V² / 127*R) – (U / S)*Pe

Velocidade de rotação Vr= V / 3,6*R

Aceleração centrífuga Ac= V² / 12,96*R

Desenvolvimento da curva Dc= (Gc*2∏*R / 360)

Superlargura prática Sl= ( 6 / R ) – 0,030

Alongamento trilho (contido) At= ( K*L² / 2*E*Ar )

Alongamento trilho (livre) At= L * Cd * Dt

P= Acelaração lateral

U=Superelevação mm

S= Bitola real mm

V= Velocidade Km/h

R=Raio m

C= Corda m

F=Flecha m

A=Altitude m

D= Distancia M

Rp= Rampa

Pe = Peso por eixo T

Gc= Grau da curva

K = Reação de esforço (600 Kg/m)

L2 = Comprimento do trilho ao quadrado (m )

L = Comprimento do trilho (mm)

E = Modulo de elasticidade (2.100.000 Kg/cm²)

Ar = Área de seção do trilho (cm²)

Cd = Coeficiente da dilatação linear do aço do trilho (1,15 * 10 exp -5)

Dt = Diferença de temperatura