Ferrovias


FERROVIAS

Existem quatorze ferrovias de carga em operação:


ALL – América Latina Logística do Brasil S/A,

CFN - Companhia Ferroviária do Nordeste,

EFC - Estrada de Ferro Carajás,

EFJ -Estrada de Ferro do Jarí,

EFT - Estrada de Ferro Trombetas,

EFVM - Estrada de Ferro Vitória a Minas,

FTC - Ferrovia Tereza Cristina S/A, FCA -

Ferrovia Centro Atlântica S/A,

FERROBAN – Ferrovias Bandeirantes S/A,

FERROPAR – Ferrovia Paraná S/A,

FERRONORTE – Ferrovias Norte Brasil S/A,

MRS Logística S/A, NOVOESTE -

Ferrovia NOVOESTE S/A e

FNS - Ferrovia Norte Sul.

Além das ferrovias de carga, existem diversas operadoras do transporte urbano de passageiros sobre trilhos, atuando nas principais regiões metropolitanas e aglomerados urbanos do país.

Existem várias origens: a EFC e EFVM, por exemplo, eram ferrovias que pertenciam à Cia. Vale do Rio Doce e fizeram parte do pacote de privatização dessa empresa na década de 90.

Outras ferrovias, como ALL, CFN, FTC, FCA, MRS e Novoeste, são originárias da privatização da Rede Ferroviária Federal S. A. – RFFSA.

A Ferroban é a nova denominação da antiga Ferrovias Paulista S. A. – Fepasa, que pertencia ao Estado de São Paulo, tendo sido federalizada em 1998 e a seguir privatizada.

A EFJ e a EFT são pequenas ferrovias privadas na Amazônia, destinadas ao transporte local de insumos industriais.

A Ferronorte é um empreendimento privado e pioneiro, e hoje faz parte do grupo Brasil Ferrovias.

A Ferropar é uma concessão do governo do Paraná à iniciativa privada. A Ferrovia Norte-Sul é uma ferrovia do governo federal que está em expansão e futuramente deverá ser concedida à iniciativa privada.