Apresentação

APRESENTAÇÃO

A despeito do incessante progresso de outros meios de transporte, a ferrovia continua a exercer a sua função característica, no sistema transportador, movimentado grandes massas a longas distâncias, a qual no passado, era caracterizada como fator preponderante no desenvolvimento econômico do país, e hoje, após as privatizações, poderemos ter uma alternativa real e eficiente neste setor, o que sempre foi tecnicamente possível devido às nossas condições geográficas.

Com a recuperação econômica e técnica do sistema ferroviário impõe-se, ao mesmo passo, sua exploração em outros moldes, seja procurando o equilíbrio de receitas e despesas, seja dando maior eficiência ás operações, seja adotando uma política tarifária mais elástica e realista, seja, finalmente, prestigiando as administrações e colocando-as à margem de injunções alheias aos interesses de organizações de caráter industrial.

Conquanto de grande interesse a expansão da rede existente, a economia nacional está exigindo que, no presente, deve prevalecer a ampliação e modernização intensivas do valiosíssimo patrimônio nacional constituído pelo equipamento em tráfego.

Dedico este manual e registro minha gratidão aos inúmeros ferroviários que tive a oportunidade de trabalhar e conviver ao longo de muitos anos de aprendizado, esclarecendo que objetivo é simplificar, ordenar e condensar as matérias principais, contribuintes da técnica ferroviária, facilitando consultas aos engenheiros e auxiliares-técnicos e propiciando um roteiro acessível aos estudantes de engenharia.


Ronaldo Longhi


“Agradeço também, a todos que possam colaborar com o envio de documentações técnicas (por e-mail ou correio) que possam incorporar o presente trabalho. Faremos mencionar no presente manual, o nome de todos autores ou colaboradores que participarem