GEOMETRICA DA VIA
No estudo da geometria da via temos que abordar os temas abaixo:
· Concordância em planta com curva de transição
· Superelevação e velocidade limite nas curvas
· Raio mínimo
· Sobrecarga nas curvas
· Superlargura
· Concordância vertical
CARACTERÍSTCAS TÉCNICAS
Esforços na via
Longitudinal – São variados desde o condicionamento da via até o material rodante. São devidos a possível desproporção de lastramento e socaria do mesmo em relação à dilatação e corrimento da via, ocasionando por dilatação ou compressão desníveis longitudinais.
Transversais – Atuam tanto em curva com em reta. Em curvas pela ação centrífuga, tanto no trilho externo com interno, em função da velocidade. Em retas devido à própria característica da via férrea em função do aro do rodeiro ser inclinado, como também o trilho em posição ideal.
Verticais – Resultam em: 1 carga estática dos rodeiros, cujo limite inferior refere-se às locomotivas pela variação de repartição de peso entre seus eixos. 2 pelos solavancos devidos irregularidades da via. 3 pela oscilação da massa suspendida sobre o sistema de suspensão. 4 pelos esforços devidos à inércia das peças ligadas ao movimento dos rodeiros. 5 pela desigualdade de peso entre eixo nas curvas. 6 por defeitos do material móvel.