FORMULAS FERROVIÁRIAS
Aceleração lateral P= (V² / 13*R) – (U / 102*S)
Superelevação teórica U= (7,87*V² / R)*S
Superelevação prática U= (5,33*V² *S / R) *S
Superelevação máxima Umax= 100*S
Menor superelevação para trafego Umin= (7,87*V²*S / R ) – (66,7*S)
Menor superelevação para pátio Umin= (7,87*V²*S / R ) – (86,7*S)
Raio aproximado R=C² / 8f
Raio exato R= (0,5 *f) + (C² / 8f)
Grau de curva Y=(1146 /R)
Rampa Rp=(A / D)*100
Força centrífuga Fc= (P*V² / 127*R) – (U / S)*Pe
Velocidade de rotação Vr= V / 3,6*R
Aceleração centrífuga Ac= V² / 12,96*R
Desenvolvimento da curva Dc= (Gc*2∏*R / 360)
Superlargura prática Sl= ( 6 / R ) – 0,030
Alongamento trilho (contido) At= ( K*L² / 2*E*Ar )
Alongamento trilho (livre) At= L * Cd * Dt
P= Acelaração lateral
U=Superelevação mm
S= Bitola real mm
V= Velocidade Km/h
R=Raio m
C= Corda m
F=Flecha m
A=Altitude m
D= Distancia M
Rp= Rampa
Pe = Peso por eixo T
Gc= Grau da curva
K = Reação de esforço (600 Kg/m)
L2 = Comprimento do trilho ao quadrado (m )
L = Comprimento do trilho (mm)
E = Modulo de elasticidade (2.100.000 Kg/cm²)
Ar = Área de seção do trilho (cm²)
Cd = Coeficiente da dilatação linear do aço do trilho (1,15 * 10 exp -5)
Dt = Diferença de temperatura