FERROVIAS
Existem quatorze ferrovias de carga em operação:
ALL – América Latina Logística do Brasil S/A,
CFN - Companhia Ferroviária do Nordeste,
EFC - Estrada de Ferro Carajás,
EFJ -Estrada de Ferro do Jarí,
EFT - Estrada de Ferro Trombetas,
EFVM - Estrada de Ferro Vitória a Minas,
FTC - Ferrovia Tereza Cristina S/A, FCA -
Ferrovia Centro Atlântica S/A,
FERROBAN – Ferrovias Bandeirantes S/A,
FERROPAR – Ferrovia Paraná S/A,
FERRONORTE – Ferrovias Norte Brasil S/A,
MRS Logística S/A, NOVOESTE -
Ferrovia NOVOESTE S/A e
FNS - Ferrovia Norte Sul.
Além das ferrovias de carga, existem diversas operadoras do transporte urbano de passageiros sobre trilhos, atuando nas principais regiões metropolitanas e aglomerados urbanos do país.
Existem várias origens: a EFC e EFVM, por exemplo, eram ferrovias que pertenciam à Cia. Vale do Rio Doce e fizeram parte do pacote de privatização dessa empresa na década de 90.
Outras ferrovias, como ALL, CFN, FTC, FCA, MRS e Novoeste, são originárias da privatização da Rede Ferroviária Federal S. A. – RFFSA.
A Ferroban é a nova denominação da antiga Ferrovias Paulista S. A. – Fepasa, que pertencia ao Estado de São Paulo, tendo sido federalizada em 1998 e a seguir privatizada.
A EFJ e a EFT são pequenas ferrovias privadas na Amazônia, destinadas ao transporte local de insumos industriais.
A Ferronorte é um empreendimento privado e pioneiro, e hoje faz parte do grupo Brasil Ferrovias.
A Ferropar é uma concessão do governo do Paraná à iniciativa privada. A Ferrovia Norte-Sul é uma ferrovia do governo federal que está em expansão e futuramente deverá ser concedida à iniciativa privada.