BITOLAS
Por definição, bitola é à distância entre os trilhos, medida na face interna de seus boletos.
1668 Portugal, Espanha
1676 Argentina, Chile
1600 Brasil, Irlanda, Austrália
1524 Rússia
1500 França
1435 Europa, América Norte (Brasil na linha 5 do metrô de SP)
1067 África, Índia
1000 Brasil, Alemanha, Suíça, França, América Sul, África
891 Suécia
760 Inglaterra, Servia
750 Alemanha
600 Brasil (implantação até os anos 1950)
Características
Em função do jogo (folga) existente entre o eixo do veículo e a via, causa indiretamente o movimento senoidal do veículo em marcha, que consiste no giro do mesmo em cima de seu eixo vertical.
Curiosidades
O ônibus espacial americano, o Space Shuttle, utiliza dois tanques de combustível sólido (Solid Rocket Booster) que são fabricados em Utah. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-lo mais largo, porém tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde eles seriam transportados, os quais tinham suas medidas baseadas na bitola da linha.
As ferrovias americanas foram construídas pelos ingleses os quais utilizaram a bitola inglesa (4 pés e 8,5 polegadas.)
Os ingleses adotaram esta bitola porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças, antes das ferrovias e se utilizavam dos mesmos ferramentais das carroças.
As carroças adotaram esta medida de distância entre as rodas pois deveriam servir para as estradas antigas da Europa, que tinham esta medida.
As estradas antigas da Europa foram abertas pelo antigo império romano, quando de suas conquistas, e tinham as medidas baseadas nas antigas bigas romanas, as quais foram feitas para acomodar dois traseiros de cavalos!