AMV´S
Aparelho de Mudança de Via (AMV): é um conjunto de peças colocadas nas concordâncias de duas linhas para permitir a passagem dos veículos ferroviários de uma para outra. Também denominado de "chave", compõe-se das seguintes partes principais: agulhas, contra-agulha ou "encosto da agulha", aparelho de manobra, trilhos de enlace ou de ligação, "coração" ou "jacaré", calços, coxins e contra-trilhos.
Tem a função de desviar os veículos com segurança e velocidade comercialmente compatível. Dá flexibilidade ao traçado, mas por ser um elemento móvel da via (único), é peça chave na segurança da operação. Possui alto custo de aquisição e manutenção.
No Brasil utiliza-se o AMV padrão AREA (americano) em pátios e transporte de cargas e o AMV padrão UIC (europeu) para transporte de passageiros de novos projetos. O metrô de SP nacionalizou o padrão UIC, criando o padrão M.
Divisões de um AMV
Principais componentes de um Aparelho de Mudança de Via:
· Agulha.
· Máquina de Chave.
· Região de ligação.
· Região de cruzamento.
· Contra Trilho.
· Acessórios de fixação.